Aulas de Teologia

Posted by cerp On 0 comentários


O que é Cosmovisão cristã

  1. O Que é Cosmovisão?
A. Conforme os estudiosos podemos avaliar:

“ Uma série de crenças concernentes às questões mais importantes da vida.” Cramton & Bacon, pág. 12

“Maneira de ver o mundo.” Ferreira & Myatt, pág. 6

“Sistema de pressupostos que se usa para organizar e interpretar a experiência de Vida”. Isaías Lobão.

“Conjunto de crenças fundamentais por meio das quais vemos o mundo, sendo a forma pela qual se interpreta e percebe a realidade ao redor, quer seja de modo consciente ou inconsciente.”.

  1. Termos:

No alemão, WELTANSCHAUUNG;
No inglês, WORLDVIEW;
No espanhol, MUNDIVIDÊNCIA.

  1. Em suma, é um conceito similar ao de filosofia, ou seja, uma interpretação da vida.
  1. O que é Teologia Cristã?

É uma interpretação que os seres racionais e morais fazem a respeito da revelação de Deus, pelos parâmetros da vida e existência humana.

  1. Onde Cosmovisão e Teologia cristã se encaixam?

São interpretações e que partem de um axioma (ponto indemonstrável). Ambas interpretam a vida (Cosmovisão) e a revelação de Deus(Teologia Cristã) a partir de um apriori não formulado.
  1. Alguns fundamentos da teologia cristã:

  1. Para o estudo da teologia cristã é fundamental buscarmos falar inteligentemente sobre a Revelação de Deus.
  2. Para o estudo da teologia cristã é fundamental discernirmos e estabelecermos nossa Cosmovisão.
  3. Para o estudo da teologia cristã é fundamental estabelecermos nosso ponto de partida (axioma), que é a Palavra de Deus.
  4. Para o estudo da teologia cristã é fundamental interpretar a revelação de Deus nas Escrituras como proposicional e lógica. Ex. no Éden, não foi por observação que tinham o preceito de não comer do fruto, mas por revelação proposicional e inteligível.
  5. Para o estudo da teologia cristã é fundamental ter Cristo como a “lógica” de Deus, a Razão, Sabedoria e Verdade encarnada (João 1.1; 1 Cor. 1.24,30; Cl.2.3; João  14.6).
  6. Para o estudo da teologia cristã é fundamento estabelecer que a fé (revelação) e a razão (lógica) andam juntas. Explico: fé cristã depende de pensamento coerente , pois Deus se comunica por declarações racionais e proposicionais).


Elementos básicos de uma Cosmovisão



           Definimos Cosmovisão como Filosofia ou uma série de crenças a respeito das questões mais importantes da vida. Na modelagem de uma Cosmovisão, deve-se dar tratamento adequado aos princípios mais básicos da filosofia, a saber:
epistemologia, ramo da filosofia que se preocupa com a teoria do conhecimento;
metafísica, parte da filosofia que se volta para a teoria da realidade;
ética, disciplina que se preocupa com o certo e o errado, com o como alguém deve viver, voltando-se para a teoria da moral.
Política, ramo da filosofia que tem a ver com a teoria de governo.
            Vamos a cada um destes elementos elucidando melhor sua relação com as demais cosmovisões formadas a partir de cada um:

1)     EPISTEMOLOGIA

A base de qualquer sistema filosófico ou teológico. Na história da filosofia têm existido três principais teorias não cristãs de conhecimentos.
a) Racionalismo: a razão a parte da revelação ou da experiência sensorial, fornece a fonte primária ou única da verdade.
b) Empirismo: mantém que todo conhecimento origina-se a partir dos sentidos físicos, onde a mente é uma tabula rasa no nascimento.
c) Irracionalismo: anti-racional e anti-intelectual, postulando que a verdade nunca pode ser obtida. Verdade é subjetiva, pois a realidade nunca é comunicada proposicionalmente.

A epistemologia cristã tem seu axioma na revelação proposicional dos 66 livros do AT e NT. Nela não há dicotomia entre fé (revelação) e razão (lógica), pois ambas andam de mãos dadas. O cristianismo é um sistema racional de pensamento, a fé cristã depende da persuasão da razão, pois é necessário um pensamento coerente para proclamá-la e entende-la.

2)     METAFÍSICA

O estudo das questões últimas. Todos os metafísicos, sejam monistas ou pluralistas, materialistas ou idealistas, todos eles em geral estão preocupados sobre o problema do “um e os muitos”. Como pode haver tantas coisas diversas no mundo, embora também pareça haver uma unidade básica? No meio de tanta complexidade, como pode haver ainda simplicidade?

Platão, Aristóteles, Tomás de Aquino, Kant e Hegel enfatizaram ora um ou outro, tentaram separar ou sintetizar os universais e particulares, e não houve um consenso ou aceitação definitiva pela coerência.

Só a filosofia cristã responde o problema com a doutrina da trindade. Nela, há unidade no meio da diversidade pelos arquétipos (razões eternas) de Deus na criação do mundo, conforme Aurélio Agostinho.

3)     ÉTICA

Ética e moral são tecnicamente distintos. Ética é uma disciplina que visa descrever obrigações para a humanidade. Moral descreve o comportamento padrão de indivíduos e sociedade, o que as pessoas fazem. A Ética de alguém deve determinar sua moral, sendo uma questão de autoridade. Ética tem a ver com o que a pessoa deve fazer.

No cristianismo a Ética depende da revelação. A distinção do certo e do errado está em inteira dependência dos mandamentos de Deus, o decálogo.

Muitos sistemas éticos não cristãos têm causado impacto negativo no cristianismo, dentre eles os principais são o legalismo, antinomianismo e o situacionismo.

4)     POLÍTICA

A cosmovisão cristã sustenta três instituições bíblicas principais ordenadas por Deus. Elas funcionam de acordo com a autoridade, sendo expressa pelas Escrituras. São elas:
- família;
- igreja;
- estado ou magistrado civil.

A família é a instituição primária e o fundamento das outras duas. Na cosmovisão bíblica Igreja e Estado são instituições separadas por Deus e governadas por Sua Lei.